ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE TER UMA RÉGUA DE COBRANÇA DEFINIDA!

Quando se fala em cobrança já pensamos que o bom mesmo é não ter cobrança, mas você sabia que ter cobrança é diferente de ter inadimplência? E que ações estruturadas para minimizar a inadimplência na sua empresa são essenciais para conseguir manter esse índice baixo e controlado?

Pois bem, hoje vamos entender um pouco melhor como podemos olhar para dentro da nossa área financeira, e fechar uma das principais torneiras que não está permitindo sua empresa se tornar mais lucrativa ou que muitas vezes não está permitindo sua empresa obter resultado financeiro nem para pagar as contas.

De acordo com site dicio.com.br, cobrança, significa arrecadação, ação de cobrar e exigir pagamento de quaisquer dívidas (https://www.dicio.com.br/cobranca/). Já, inadimplência,significa ação ou efeito de inadimplir, de não cumprir, incumprimento (https://www.dicio.com.br/inadimplencia/). Ao entender o significado dessas duas palavras (cobrança e inadimplência) já fica mais fácil compreender que ter títulos em cobrança, é bom, pois é sinal de que sua empresa está ativa e vendendo e não necessariamente os títulos em cobrança serão títulos que estão em atraso, pois na cobrança e no contas a receber atuamos com o que ainda está por vencer ou com títulos que venceram recentemente.

O problema mesmo é ter inadimplência, que é quando você vendeu, faturou, tributou e entregou, e seu cliente não cumpriu com o prazo de pagamento combinado. Neste momento ele deixa de ser um cliente e passa a ser um cliente inadimplente, e somente com uma régua de cobrança bem definida é que você vai saber qual a melhor ação que você deve ter mediante essa inadimplência.

E se você não tiver uma régua de cobrança, qualquer que seja, pode ser que esse cliente em atraso se torne um inadimplente e com isso venha aumentar os títulos não recebidos com vencimento maior no seu financeiro, acarretando prejuízos significativos para sua empresa ao longo do tempo.

Atualmente e com atitudes simples e eficazes, você consegue estruturar uma régua com ações de cobrança para que seu cliente não venha a se tornar um inadimplente:

  • Envie lembretes:um dia antes do vencimento envie um e-mail com um lembrete e se possível com o boleto para pagamento;
  • Seja Pontual: No dia do vencimento, você pode fazer uma ligação confirmando o pagamento para clientes que você considere mais estratégicos;
  • Após o não pagamento notifique o cliente: Caso você não identifique o pagamento, entre em contato com ele e informe ao mesmo que o pagamento não foi identificado;
  • Utilize os órgãos de proteção ao crédito:Você deve definir uma quantidade de dias que seu fluxo de caixa não fique tão prejudicado e seja aceitável o não recebimento, a partir daí você deve tomar ações como: bloquear as compras desse cliente, realizar a negativação do mesmo junto aos órgãos de proteção ao crédito, e protestá-lo; (Fica a seu critério notificar o cliente dessa tomada de decisão lembrando que, tanto os órgãos de proteção ao crédito quanto os cartórios enviam comunicados antes de efetivar a negativação ou o protesto);
  • Cobre Juros:Cobrar juros é fazer com que seu cliente lhe compense pelo período em atraso, você tem esse direito;
  • Imponha limites: Se mesmo depois que você realizou todas as ações de cobrança e seu cliente mesmo assim apenas lhe fez promessas vazias de pagamento, ou sequer deu o ar da graça, você pode utilizar de mecanismos para agilizar esse recebimento e voltar a focar nos recebíveis dentro do mês, afinal de contas para realizar todas essas ações você precisa de tempo, controle, ferramentas e parcerias especificas para fazer com que a sua régua de cobrança funcione com eficiência;

 

A partir do momento que você aceita o seu cliente simplesmente não te pagar, você financia a operação dele e começa entrar no prejuízo, afinal de contas lembra que você fabricou, faturou e entregou? Pois é, o seu cliente nesse momento deixa de ser um simples cliente e passa a ser um cliente inadimplente em uma situação muito confortável, afinal de contas você tem medo de cobrá-lo e estragar o relacionamento.

Um dos principais mecanismos que você pode utilizar é um parceiro de prestação de serviços em cobrança, que tenha como diferencial, abordar o teu cliente com foco em resultado e em negociação. Quando se aborda um cliente inadimplente, entender o momento dele faz toda a diferença para que a negociação se encerre com a recuperação do crédito dentro do menor prazo possível.

Ter uma régua de cobrança construída mesmo que de uma maneira simples, forçará você a criar critérios e prazos para definir qual melhor ação a ser tomada diante de cada cliente inadimplente, bem como não vai permitir que você acumule inadimplência ao longo do tempo.

Aqui na VERSUO, nós ajudamos você a entender a origem de sua inadimplência e a construir uma régua de cobrança com ações desde o vencimento até quando seria o ideal enviar o título em atraso para seu parceiro de cobrança.

 

Nosso blog

MEDO DE TERCEIRIZAR O SERVIÇO DE COBRANÇA

MEDO DE TERCEIRIZAR O SERVIÇO DE COBRANÇA

Não raras vezes, financeiros de empresas ficam indecisos sobre a contratação de um serviço de cobrança terceirizada. Muito dessa indecisão se dá por conta do…

COBRANÇA E OU AJUIZAMENTO

COBRANÇA E OU AJUIZAMENTO

Não raras vezes, nos deparamos aqui em nossas prospecções com aqueles potenciais clientes que não trabalham com a cobrança amigável e dizem que ajuízam tudo.…