E aí? Seu planejamento para o ano que vem já está pronto? Já estamos no último trimestre do ano e se ainda não pensamos no ano que vem, é hora de pensar! Antes tarde que mais tarde certo?!
Talvez esteja um pouco difícil pensar no ano que vem, se ainda estamos nos debatendo para superar os problemas desse, mas não pensar no próximo e se planejar da melhor maneira possível, não é uma opção, é uma obrigação. Então, de maneira bem simples, vamos elencar alguns tópicos aqui que você deve ficar de olho para o ano que vem e quem sabe até mesmo para esse ano ainda.

1 – Custo operacional
Você sabe quanto você custou esse ano para operar? É muito importante que você faça esse levantamento. Com esse levantamento feito mês-a-mês, tire a média e defina seu custo médio mensal. Tire de sua análise, meses atípicos como os que você não pode operar durante a pandemia por exemplo. Então analise os meses de “normalidade” e recalcule a média mensal se for o seu caso.

2 – Faturamento
Como seu faturamento se comportou durante o ano?
Da mesma forma que você fez com o custo, faça com o faturamento. As vezes você pode até pensar que seu faturamento nem vale a pena levantar pois o impacto negativo de alguns meses ruins foi tão grande pra você que nem precisa calcular. Faça o exercício assim mesmo e tome pé da situação

3 – Investimento
Para o ano que vem, tenha você sido impactado negativamente de uma maneira ou de outra por qualquer que seja o motivo, vai precisar investir em algo no ano que vem? Vai tentar algum incremento na sua operação afim de aumentar o faturamento? Vai somente precisar comprar equipamentos novos de informática? Não importa, se você vai precisar investir em algo no ano que vem, vai precisar saber quanto vai custar, quais as opções de pagamento, se vai precisar financiar, etc.
Esses são três fatores primordiais para você fazer um planejamento simples para o próximo ano. De posse dessas três informações bem básicas, você é capaz de fazer suas contas e saber onde cortar no seu custo para o ano que vem, quanto vai precisar faturar, e o quanto vai precisar faturar a mais se for fazer algum investimento. Parece simples, mas muita gente não faz nem esse “feijão com arroz”. E falando em feijão com arroz, como está seu índice de inadimplência? Entendi… Não olha para os seus recebimentos vencidos com um índice, um indicador, nem chama isso de inadimplência, você costuma chamá-los de “as pessoas/empresas que estão te devendo”. Não importa como você chama esses caras ou como você controle isso ATÉ AGORA! O que importa é o que você vai fazer com isso daqui pra frente!
Isso é INADIMPLÊNCIA! Sem dúvida alguma se os recursos/dinheiro desses caras que não te pagaram pelo seu produto entregue, pelo seu serviço prestado, entrassem no seu caixa no ano que vem, mediante ao que você está planejando (custo x faturamento x investimento) seria muito bom não é verdade? Mas e se esses recursos/dinheiro, entrassem agora? Ainda esse ano?! Imagino que seria melhor ainda certo? Então, como estamos no último trimestre do ano, ainda dá tempo de começar a tratar sua inadimplência com foco em recuperação ainda para esse ano e com a certeza que você já começa o próximo ano com uma ação definida nesse sentido. Você pode fazer isso internamente do seu jeito à medida das suas possibilidades ou contratar um parceiro para realizar esse serviço de maneira profissional e adequada ao seu negócio. E caso você não saiba, esse serviço NÃO TEM CUSTO PARA VOCÊ (somente em caso de êxito)!!! Não perca tempo pois o ano está acabando!!!